Blog da Gestio

Voltar a lista Estoque Estoque parado: Gerenciamento eficaz para impulsionar o desempenho

Estoque parado: Gerenciamento eficaz para impulsionar o desempenho

Na imagem temos um homem conferindo seu estoque parado e pensando em suas ações após conferir as dicas do artigo.

Quando se busca fazer uma gestão inteligente do estoque, uma das maiores preocupações para o empreendedor é sobre as ações a serem tomadas quando a empresa acaba tendo um estoque parado. Conhecido como o período prolongado em que há a falta de venda de produtos, ocasionando na estocagem sem fluxo de mercadorias, tal situação pode trazer uma série de consequências para a empresa, como a perda dos lucros e gastos excessivos. 

Neste artigo, vamos entender o que é estoque parado, seus prejuízos, formas de evitá-lo e como o OTK Web pode ser uma solução eficiente para a administração do seu estoque.

O que é estoque parado?

O estoque parado consiste na circunstância em que as mercadorias permanecem armazenadas por um período extenso no armazém e/ou estoque, sem terem sido vendidos ou utilizados no processo de produção.

Os motivos que podem levar a esse tipo de situação são erros no planejamento da quantidade de produtos para vendas, mudança de perfil de escolha dos clientes e/ou consumidores, falta de demanda, entre outras situações.

A ocupação e manutenção desses produtos no espaço físico podem elevar os custos se estes se tornarem obsoletos com o tempo, o que significa prejuízo financeiro para a organização.

Quais os prejuízos que isso pode trazer?

Quando a organização possui um estoque parado sobre algum tipo de mercadoria, um dos primeiros impactos significativos é a respeito das finanças da empresa, uma vez que os recursos investidos não vão gerar retorno imediato dos lucros esperados.

Assim, isso pode gerar custos altos sobre a armazenagem e logística da empresa, devido a ocupação do espaço físico.

Outro prejuízo comum é a respeito da obsolescência em que os produtos parados podem chegar, principalmente com a velocidade de novos lançamentos e dos avanços tecnológicos, o que pode trazer impactos em determinados setores.

Dessa forma, a desvalorização das mercadorias e a necessidade de descarte podem ser prejudiciais para a rentabilidade da organização.

Formas de evitar

Encontrar estratégias para que não existam estoques parados em sua empresa é fundamental para garantir os processos operacionais da organização e a gestão eficiente do estoque. Para isso, é importante adotar algumas estratégias:

Planejar as demandas

Considerar o histórico de vendas, tendências do mercado e também períodos e vendas sazonais são importantes para a análise concreta das demandas, evitando com que sejam situações propícias para o surgimento de estoque parado.

O acompanhamento próximo das necessidades dos compradores também facilita a compra de produtos de acordo com a demanda real, sendo uma medida preventiva essencial para a empresa.

Monitorar e controlar

Realizar um controle inteligente é essencial para a identificação de produtos com baixo giro para auxiliar na tomada de decisões, sendo a implementação de um sistema de monitoramento importante etapa nesse processo.

Também, é fundamental acompanhar indicadores de desempenho, como taxa de obsolescência, giro de estoque e o tempo de permanência, o que favorece uma visão clara da real situação da empresa.

Fazer campanhas e promoções 

Promover campanhas de vendas ou descontos, quando existem produtos em estoque em grande quantidade pode estimular a demanda e a redução do estoque parado. 

Utilizar de recursos de marketing, com estratégias bem planejadas também podem impulsionar as vendas e evitar o acúmulo do estoque de mercadorias.

Identifique um produto com estoque excessivo, é possível promover campanhas de vendas ou descontos especiais para estimular a demanda e reduzir o estoque parado.

Como acabar com um estoque já parado?

Quando a empresa possui estoque de produtos parados, é necessário que sejam tomadas algumas providências a fim de minimizar os possíveis prejuízos. Algumas opções que podem ser utilizadas para lidar com esse tipo de estoque incluem:

Ofertar promoções e descontos

Um dos modos de movimentar a venda dos produtos parados é ofertar promoções e descontos que sejam atrativos aos clientes. Assim, isso incentiva os indivíduos a comprar os produtos do estoque.

O uso de campanhas e divulgações também são recursos estratégicos que, se usados adequadamente, podem reduzir o estoque parado.

Estabelecer parcerias

Fazer parcerias com distribuidores e revendedores pode ser uma das formas de aumentar o giro dos produtos parados em outros canais de venda. Assim, essa estratégia permite alcançar novos mercados e mais consumidores, aumentando a chance de vendas dos produtos. 

Fazer doações e ações sociais

Em situações em que os produtos não possuem mais valor comercial ou que não há mais demanda, é possível realizar doações  para entidades e instituições de caridade. Tal ação contribui para elevar a imagem da empresa de forma positiva para toda a comunidade.

Reaproveitar ou reciclar os produtos

De acordo com o tipo de produto, é possível que o empreendedor considere reprocessar ou reembalar os itens parados, como a criação de novas versões e embalagens que vão atrair o cliente, sendo uma abordagem de interesse para aprimorar e inovar os produtos aos consumidores.

Opções de estoque

No processo de gerenciamento das mercadorias e/ou serviços, diferentes tipos de estoque podem ser adotados pela organização, cada um com suas especificidades e finalidades distintas. 

Compreender quais são e suas adequações são fundamentais para a efetivação de medidas de controle, aquisição e armazenamento de produtos de forma estratégica e Alguns tipos de estoque comumente utilizados para otimizar a gestão nessas circunstâncias são:

Estoque de segurança

Essencial para a reposição de produtos de forma imediata em situações de mudanças inesperadas, esse tipo de estoque visa uma quantidade extra de mercadorias armazenadas, com o fim de manter o negócio sempre ativo, principalmente caso o depósito oficial acabe. 

Assim, as vendas, negociações, prazos e entregas não serão perdidas, e os clientes sempre estarão satisfeitos, além de que imprevistos ou impasses com o fluxo de produção serão evitados, sendo uma estratégia para lidar com o estoque parado.

OTK Web

Estoque sazonal

O estoque sazonal é aquele que atua de acordo com a procura de produtos em datas e eventos específicos, já que as comemorações aumentam a demanda de itens nas empresas. 

Por isso, elas devem manter seu depósito abastecido e procurar reforçá-lo com antecedência, para que quando o consumo crescer, todos os pedidos sejam atendidos imediatamente.

Assim, o lucro é ampliado através da previsão das mercadorias que serão mais vendidas e do armazenamento prévio destas, evitando situações em que exista um estoque de produtos sem necessidade.

2 dicas para administrar melhor seu estoque

Uma ferramenta que pode auxiliar significativamente na administração eficiente do estoque é o OTK Web.

Esse software oferece recursos e funcionalidades para a gestão completa do estoque, proporcionando maior controle e visibilidade. Aqui estão duas dicas para aproveitar ao máximo o OTK Web: 

Monitoramento em tempo real

Com o OTK Web, é possível acompanhar o estoque de forma automatizada e em tempo real. Isso possibilita ao empreendedor uma visão precisa da quantidade de produtos disponíveis, facilitando a tomada de decisões rápidas e assertivas. 

Análise de dados e relatórios 

Através do OTK Web, é possível gerar relatórios e análises detalhadas sobre o estoque, como giro de produtos, tempo médio de permanência e índice de obsolescência. 

Essas informações são valiosas para identificar padrões, tomar decisões embasadas e otimizar a gestão de estoque.

Conclusão 

A administração eficiente do estoque é fundamental para o sucesso e rentabilidade de qualquer empresa.

Evitar o estoque parado, adotar estratégias de controle e aproveitar ferramentas como o OTK Web são medidas essenciais para otimizar a gestão de estoque.

Ao manter um estoque alinhado com a demanda, reduzir custos e garantir a disponibilidade dos produtos, a empresa pode impulsionar sua lucratividade e se destacar no mercado competitivo.

Se você ainda tem alguma dúvida e deseja conhecer mais sobre nossa ferramenta escreva para nós nos comentários ou então faça o teste gratuito em nossa plataforma e venha conhecer todas as funcionalidades do OTK WEB!

Este artigo foi útil pra você?

Melhore todos os processos da

sua empresa com as soluções da Gestio

Fale com Consultor

Tire suas dúvidas com um de nossos consultores. Será um prazer falar com você!

 

Experimentação do Sistema

Falta muito pouco para você ter acesso a 10 dias de teste grátis ao OTK Web.

Experimente Grátis